- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
30.1 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Nutrição adequada pode prevenir doenças e reduzir internações

A alimentação equilibrada é um dos pilares fundamentais para a promoção da saúde e a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares e obesidade. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), uma dieta saudável protege contra a desnutrição em todas as suas formas e reduz os riscos de DCNT, que estão entre as principais causas de morte no mundo. O assunto é tão importante que a data 31 de março é considerada o Dia Mundial da Saúde e da Nutrição.

A nutricionista do Hospital Cidade do Sol (HSol), Maria Eduarda Estrela Campos, destaca a relevância de bons hábitos alimentares para a prevenção de doenças: “A alimentação balanceada é uma das ferramentas mais eficazes para evitar doenças e promover a saúde a longo prazo”. Ela ressalta que a inclusão de frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras na dieta diária fortalece o sistema imunológico e melhora a qualidade de vida.

Os bons hábitos alimentares são fundamentais para a prevenção de doenças | Foto:Alberto Ruy/IgesDF

Maria Eduarda ainda reforça a importância de pequenas mudanças na rotina alimentar: “Evitar o excesso de açúcar, sal e gorduras saturadas, além de manter uma hidratação adequada e praticar atividades físicas regularmente, são atitudes fundamentais para prevenir doenças crônicas e garantir mais qualidade de vida.”

Outra nutricionista do HSol, Camila Costa, complementa: “Reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em açúcares, gorduras saturadas e sódio, é essencial para evitar o desenvolvimento de doenças crônicas.”

Dados recentes do Ministério da Saúde reforçam essa perspectiva. A segunda edição do Guia Alimentar para a População Brasileira aponta que o consumo excessivo de alimentos industrializados está diretamente associado ao aumento dessas doenças, enquanto uma dieta baseada em alimentos in natura ou minimamente processados contribui significativamente para a redução desses riscos.

*Com informações do IgesDF

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -