- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
27.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Operação apreende duas toneladas de carne clandestina no Riacho Fundo

O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), realizou nesta quinta-feira (24) uma operação de fiscalização no Riacho Fundo que resultou na apreensão de aproximadamente duas toneladas de produtos e matérias-primas de origem animal. A ação teve como alvo um estabelecimento que produzia espetinhos de carne de forma clandestina, sem qualquer registro nos órgãos de inspeção sanitária.

Entre os problemas identificados estava carnes armazenadas de maneira inadequada | Foto: Divulgação/Seagri-DF

Durante a fiscalização, foram constatadas diversas irregularidades, como o processamento da carne em condições insalubres, armazenamento inadequado dos alimentos e ausência de controle de temperatura — fatores que representam sérios riscos à saúde pública.

“O Governo do Distrito Federal está comprometido com a segurança alimentar da população. A inspeção sanitária é fundamental para garantir que os alimentos cheguem à mesa com qualidade e dentro dos padrões exigidos. O combate à produção clandestina é uma prioridade do GDF, pois protege a saúde pública e os produtores regulares”, destacou o secretário de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Rafael Bueno.

Segundo a diretora de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova), Mônica Câmara, após a constatação das irregularidades, o estabelecimento foi interditado e os produtos – tanto os prontos para o consumo quanto as matérias-primas – foram apreendidos e encaminhados para descarte controlado. Além disso, um processo administrativo foi instaurado e os responsáveis poderão ser penalizados conforme a legislação vigente.

Coordenada pelas equipes da Gerência de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Geinsp/Dipova) e do Núcleo de Fiscalização e Inspeção de Produtos de Origem Animal (Nufit/Difit), a operação foi motivada por uma denúncia anônima registrada na Ouvidoria do GDF. A Seagri-DF reforça a importância da denúncia de atividades clandestinas e lembra que qualquer cidadão pode colaborar com a fiscalização sanitária. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 162 ou pelo site da Ouvidoria.

*Com informações da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF)

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -