Na tarde dessa quinta-feira (19), alguns pacientes internados na ala psiquiátrica do Hospital de Base (HBDF) receberam um presente: um passeio guiado ao evento Nosso Natal, realizado na Esplanada dos Ministérios. A iniciativa foi promovida pela gerência do Hospital de Base e pelo Núcleo de Humanização e Experiência do Paciente, com apoio da Chefia-Executiva de Políticas Sociais do Governo do Distrito Federal (GDF).
Segundo Letícia Ângelo, chefe do Núcleo de Humanização, o objetivo da ação era proporcionar aos pacientes da ala psiquiátrica um Natal especial: “Queremos oferecer a eles boas memórias em um ambiente fora do hospital, proporcionando momentos de alegria e descontração”.
A equipe médica pré-selecionou 12 pacientes com condições de participar do passeio. “Como somos uma unidade clínica, há internados que necessitam de cuidados contínuos, o que inviabiliza a logística para levá-los. Por isso, foi necessário realizar a seleção”, explicou Sérgio Cabral Filho, chefe do Serviço de Psiquiatria do HBDF.
Os familiares dos pacientes foram consultados e autorizaram a saída, e alguns também participaram do passeio. Edinan Oliveira Neto, chefe do Serviço de Enfermagem da Psiquiatria, e mais 18 profissionais acompanharam o grupo durante toda a atividade. “Havia muita expectativa entre a equipe e os pacientes, pois um passeio como este não acontecia há muitos anos. Esperamos que seja o primeiro de muitos”, celebrou Edinan.
De acordo com Sérgio Cabral, ações como essa podem acelerar a recuperação dos internados. “A socialização é fundamental nesse processo. Quando o paciente participa de uma atividade social e interage com outras pessoas, isso gera um impacto muito positivo na sua saúde mental”, afirmou.
Nosso Natal
Os pacientes foram transportados em dois veículos: uma van adaptada para pessoas com deficiência e um ônibus cedido pelo Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Ao chegarem ao Nosso Natal – projeto idealizado pela primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha – os pacientes conheceram a Cidade do Papai Noel, andaram de carrossel e assistiram à peça Eu Acredito no Natal, encenada pela Trupe Trabalhe Essa Ideia, no teatro montado no local. Durante a apresentação, receberam um lanche preparado especialmente para eles.
Visivelmente encantados com a experiência, os pacientes demonstraram alegria com sorrisos e olhares atentos. Durante a peça, muitos dançaram e acompanharam os movimentos dos personagens com entusiasmo.
O chefe do Serviço de Psiquiatria destacou que muitos dos pacientes internados na ala psiquiátrica do Hospital de Base são de longa permanência. “Alguns acabam residindo na unidade porque não têm para onde ir e não conseguem cuidar de si mesmos. Permanecem aqui até que seja encontrada uma vaga em um abrigo”, explicou.
Ele ressaltou a importância do passeio, especialmente para esses pacientes. “É uma forma de promover contato com a sociedade e reforçar que são pessoas como quaisquer outras. Essa interação contribui para combater o preconceito e a psicofobia, além de mostrar que pacientes internados podem, sim, frequentar ambientes públicos e lúdicos. Acompanhados e com apoio, podem, inclusive, retomar suas vidas normalmente”, completou.
O superintendente do Hospital de Base, Guilherme Porfírio, apontou que o atendimento humanizado é um dos pilares do HBDF. “Cuidar do ser humano em sua totalidade, considerando aspectos físicos, sociais e psicológicos, é essencial. Hoje, oferecemos aos pacientes a oportunidade de vivenciar a magia do Natal, levando-os além do ambiente hospitalar. Atividades como esta contribuem significativamente para uma recuperação mais rápida, renovando o emocional com amor e esperança”, destacou.
*Com informações do IgesDF
Fonte: Agência Brasília