- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
22.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Parceria entre imprensa e segurança pública é tema de encontro

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) promoveu, nesta terça-feira (6), um encontro com representantes da imprensa local para debater a importância da comunicação na construção da sensação de segurança da população e a forma de divulgação de indicadores. Durante a reunião, foram apresentadas reduções criminais recorrentes e a relevância do jornalismo na análise e divulgação dos dados.

O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destacou que o Distrito Federal se consolidou como o terceiro estado com menor número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e a segunda capital mais segura do país. No entanto, ele ressalta que a melhoria desses índices depende da participação de diversos setores da sociedade: “O trabalho para que esses dados sejam cada vez melhores é necessário, e estamos sempre em busca de soluções com base em dados consistentes, mas, para isso, é preciso o apoio e engajamento da sociedade civil e da imprensa por meio da integralidade”.

Durante a reunião, foram apresentadas reduções criminais recorrentes e a relevância do jornalismo na análise e divulgação dos dados | Foto: Divulgação/SSP-DF

Avelar ressaltou a redução criminal recorrente do DF: “Em 2024 conseguimos quebrar mais um recorde, já alcançado em 2023. Tivemos o ano com o menor número de homicídios registrados da série histórica. Estamos em uma redução contínua nos últimos 12 anos. Nada disso é por acaso. Nossas políticas são baseadas em evidências, em levantamentos e análises”.

Indicadores e políticas públicas

O subsecretário de Gestão da Informação da SSP-DF, George Couto, reforçou a importância dos dados no monitoramento de políticas públicas e no planejamento de operações integradas das forças de segurança. “A análise dos indicadores de segurança pública, em especial das circunstâncias em que os crimes ocorrem no Distrito Federal, é fundamental na formulação de estratégias que fundamentam a redução da criminalidade”, explicou.

Já a comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Ana Paula Barros, destacou a importância da análise dos números para a atuação ostensiva da corporação. “Os dados são importantes para que possamos continuar a trabalhar, numa integração fundamental. Diante dos números, a PMDF, que é ostensiva, consegue identificar padrões e atuar de forma mais eficiente, baseada em evidências. Estamos produzindo um protocolo de atuação integrado para atuação com base no design de ambiente. Precisamos pensar nas desordens, nos animais, na iluminação pública e no envolvimento integral da população. Esse protocolo está sendo construído e já temos obtido bons resultados”, disse a coronel.

A importância da comunicação

O subsecretário de Gestão da Informação também destacou o papel da imprensa na construção de uma comunicação transparente e efetiva, fortalecendo a relação entre a segurança pública e a sociedade: “A realização dessa reunião é fundamental para garantir uma integração cada vez maior entre a segurança pública e a imprensa. Precisamos fortalecer uma comunicação verdadeira e efetiva, que ajude a levar à população informações precisas e contextualizadas sobre a realidade da segurança no DF. A transparência dos dados e o diálogo aberto com os jornalistas são essenciais para construirmos, juntos, uma política pública mais eficaz”.

O encontro reforçou o papel essencial da imprensa na formação da opinião pública e na disseminação de informações sobre segurança. Ao fornecer dados consistentes e fomentar o debate sobre políticas públicas, os meios de comunicação contribuem para fortalecer a sensação de segurança e aproximar a sociedade das ações das forças policiais. “Reafirmamos o compromisso com a transparência e a importância do diálogo contínuo com jornalistas para construir uma política de segurança cada vez mais eficaz e integrada”, finaliza Avelar.

*Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -