Quem passa pela ciclovia entre as quadras SQN 216 e 416, passeia pelo espaço com mais tranquilidade. A pista, com cerca de 580 metros de extensão, recebeu postes com luminárias de LED e já está mais segura para os ciclistas à noite. O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Administração do Plano Piloto, investiu R$ 138,6 mil para garantir a iluminação na via. A obra foi realizada pela CEB Iluminação Pública e Serviços (CEB-IPES).
Até então, a ciclovia recebia luz vinda da iluminação pública da calçada ao lado, com penumbra em alguns pontos do percurso. Agora, após a finalização da obra, 32 postes de aço foram instalados ao longo da via, deixando tudo claro e garantindo a visualização e segurança em toda a sua extensão.
“Foi uma obra muito esperada”, adiantou o prefeito da SQN 216, Clauder Diniz. O serviço – iniciado em 23 de dezembro de 2022 e finalizado no dia 11 de janeiro de 2023 – contempla a ciclovia desde a SQN 216, passando pela SQN 416 até o Deck Norte, e foi uma demanda dos moradores da região. “O resultado ficou bom, só precisamos que os motociclistas não usem mais a ciclovia para cortarem caminhos e que a limpeza seja constante”, complementou outro morador da quadra, o consultor de marketing Josué Cidade, 52 anos.
“Ter a participação da comunidade é o foco da nossa gestão e queremos levar o serviço a outros locais que precisam de melhorias na iluminação que trazem, também, mais segurança”, afirmou o administrador do Plano Piloto, Valdemar Medeiros. “É importante que os moradores continuem enviando suas demandas, principalmente registrando tudo por meio da nossa ouvidoria”, completou.
De acordo com o presidente da CEB, Edison Garcia, a empresa tem o compromisso de melhorar, cada vez mais, a iluminação pública nas regiões administrativas do Distrito Federal. “A luz é um instrumento de cidadania e há retorno positivo por parte da população”, disse. “A comunidade passou a aproveitar os espaços públicos à noite, tanto para lazer como para atividade física, e isso tem um impacto positivo muito forte na vida das pessoas”, avaliou Garcia.
Ao todo, o Plano Piloto conta com mais de 138 quilômetros de ciclovias, segundo informação da Secretaria de Transporte e Mobilidade (SEMOB). Ainda segundo a pasta, um edital de licitação para 105 quilômetros de ciclovias em diversas regiões está para ser publicado pelo GDF. O Plano Piloto está entra as RA’s que serão atendidas com 4 quilômetros de ligação entre a região do UniCeub com o Eixo Monumental, passando pelo Autódromo e Palácio do Buriti. A obra está prevista para ter início ainda em 2023.
Texto: Lívio di Araújo ASCOM / RAPP
Fotos: Moradores da 216 Norte