Os Centros Interescolares de Línguas (CIL) abrem inscrições on-line para os estudantes da rede pública de ensino que estão cursando séries a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e do segundo e terceiro segmentos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Os idiomas oferecidos às vagas de Língua Estrangeira Moderna (LEM) são inglês, espanhol, francês e japonês. Cada candidato poderá se inscrever em até quatro opções de CILs diferentes, de acordo com a oferta de vagas e obrigatoriamente no turno contrário ao da matrícula na unidade escolar de origem.
Contemplados
O resultado dos contemplados da 1ª chamada será divulgado no dia 18 de julho, no site da Secretaria de Educação e nas redes sociais dos CILs, a partir das 18h. A efetivação da matrícula dos estudantes deverá ser realizada na Secretaria Escolar do CIL em que o candidato foi contemplado, entre os dias 20 a 25 de julho no horário de funcionamento do referido local.
A divulgação da 2ª chamada acontecerá no dia 28 de julho e as efetivações devem acontecer no dia 29 do mesmo mês até 1º de agosto. Vale lembrar que a consulta do resultado é de inteira responsabilidade do candidato e/ou seu responsável. Caso a matrícula não seja efetivada na data determinada, o aluno perderá o direito à vaga que estará concorrendo.
Depois da 2ª chamada, haverá um sorteio eletrônico com a disponibilização de novas vagas. Os resultados deste sorteio estão previstos para serem divulgados entre 28 de julho e 4 de agosto, também pelo site da Secretaria.
Inscrições para a comunidade
As inscrições para o público serão disponibilizadas após a conclusão do processo e inclusão dos alunos da rede pública nos Centros Interescolares de Línguas (CILs). Os estudantes da rede pública de ensino que não tenham feito a inscrição dentro dos prazos determinados também poderão concorrer às vagas da comunidade. Porém, neste caso, não terão preferência, mas também precisam estar cursando a partir do 6º ano.
Documentos para confirmação de matrícula
● Original e cópia da Certidão de Nascimento ou Registro Geral (RG) do estudante;
● CPF do estudante;
● RG e CPF do responsável;
● Duas fotos 3×4;
● Comprovante de residência;
● Declaração de escolaridade.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação