Mais de 120 bocas de lobo foram limpas em três semanas no Plano Piloto
Os trabalhos foram realizados por equipes da Administração Regional que retiraram cerca de 5 toneladas de lixo e material orgânico dos espaços. O serviço integra frente de infraestrutura para evitar alagamentos na região
O Plano Piloto, somente em três semanas, mais de 120 bocas de lobo receberam a limpeza e desobstrução. Os serviços foram realizados por equipes da Administração Regional manualmente com a retirada de folhas, embalagens plásticas e matéria orgânica dos bueiros. Foram retiradas somente pelas equipes da (R.A), cerca de 5 toneladas de lixo e material orgânico dos espaços.
O serviço integra frente de infraestrutura e limpeza pública e foi intensificado no período chuvoso, sendo realizado regularmente para garantir o escoamento das águas pluviais e impedir que o material sólido retido durante as chuvas seja levado para os ramais e galerias. A limpeza é realizada regularmente, seguindo um cronograma baseado nas principais demandas da região.
O administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio, explica que para dar mais fluidez às demandas e agilizar o processo, equipes dedicadas são distribuídas diariamente pela cidade, com uma equipe designada para realizar a limpeza das bocas de lobo. “Evitar o descarte de lixo e entulho nas ruas e nos bueiros é fundamental para manter o sistema de drenagem funcionando eficazmente. A colaboração da comunidade é essencial para evitar transtornos causados pelas chuvas”, ressaltou o administrador.
O comerciante da 407 Sul, Fellipe Coursino, 44 anos, diz que cada um deve cuidar do lixo que produz e que o descarte irregular é um dos principais problemas para o entupimento das bocas de lobo na região. “ Equipes da Administração realizaram a limpeza das bocas de lobo do comércio local, mas é necessário que a população ajude com esse trabalho. Tem muita gente que produz o lixo e somente joga de forma inadequada e com as chuvas tudo vai parar nos bueiros”, alertou o comerciante.
Como colaborar– Acondicione corretamente os resíduos sólidos em sacos plásticos resistentes;
Observe os dias e o horário da coleta de resíduos, evitando exposição prolongada nas lixeiras;
Não jogue lixo em vias públicas, calçadas e terrenos públicos.
Texto: Kleyton Jacob
Ascom/RPP