Recolhimento de inservíveis começou nesta segunda (26) e vai até quarta (28), na Vila Planalto
A ação faz parte do mutirão para combater possíveis focos da dengue. Também foram realizados serviços de limpeza e o recolhimento de utensílios velhos, como móveis e eletrodomésticos, em frente às residências
A Vila Planalto, desde sábado (24), está recebendo um mutirão de limpeza e combate a focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Até quarta-feira (28), equipes da Administração do Plano Piloto, em parceria com SLU, GDF Presente e DF Legal, estão recolhendo bens inservíveis, como móveis velhos e eletrodomésticos, em frente às residências. Além disso, ocorre a limpeza de terrenos públicos e aplicação de larvicida. Em dois dias de operação, mais de 40 toneladas de entulho já foram retiradas das residências.
O administrador do Plano Piloto, Bruno Olímpio, conta que cerca de 100 pessoas estão envolvidas no trabalho, inclusive reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape). “ Já realizamos e damos apoio a mesma operação que foi realizada na Telebrasília, com a retirada de mais de 360 toneladas de lixo e entulho. Nossa parte estamos fazendo! Faço apelo a toda comunidade que possa descartar o lixo de forma apropriada e que evite a proliferação do mosquito da dengue, já que essa hora é mais propícia para combatermos a reprodução do Aedes aegypti”, alertou Bruno Olímpio.
A dona de casa Sônia Britto de Freitas, 60 anos, diz que já estava querendo descartar móveis em desuso e aproveitou a ação. “ Quando soube que poderia colocar na frente da minha casa que iriam recolher, não perdi tempo. Coloquei no domingo e na segunda já retiraram! O recolhimento desses materiais mantém os ambientes livres de insetos e animais indesejados, o que traz mais qualidade de vida para os moradores”, elogiou a moradora.
Texto: Kleyton Jacob
Ascom/RPP