- PUBLICIDADE -
26.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Revista comemora bicentenário de independência de Brasil e México

A Embaixada do México no Brasil lançou, nesta terça-feira (22), a revista “México y Brasil en el Bicentenario de sus Independencias”. O lançamento foi realizado no Palácio do Itamaraty e, representando o Governo do Distrito Federal (GDF), estiveram a chefe do Escritório de Assuntos Internacionais (EAI), Renata Zuquim, e a administradora regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro.

Entre os tópicos relacionados, a publicação apresenta relatos históricos sobre as independências de México e Brasil, informações sobre a relação entre os dois países, a presença cultural do Brasil no México e ações comemorativas realizadas pela Embaixada em Brasília com o apoio do GDF. Entre elas, mereceram destaque a iluminação da Biblioteca Nacional e do Museu Nacional da República com as cores do México, em celebração ao bicentenário da nação, bem como projetos em parceria com a Orquestra Sinfônica de Brasília. Vale lembrar que Brasília sucede, neste ano, a Cidade do México como Capital Ibero-americana das Culturas.

A cerimônia de lançamento, no Palácio do Itamaraty, reuniu representantes dos governos federal e distrital e da embaixada mexicana | Foto: Divulgação / EAI

A chefe do EAI, Renata Zuquim, destaca a importância das relações entre o GDF e a Embaixada do México. “É um privilégio para Brasília e para o GDF ter a representação diplomática do México tão próxima a nós. Juntos, conseguimos desenvolver uma série de ações conjuntas, retratando nossa diversidade cultural e fortalecendo a cultura ibero-americana”, destaca.

A administradora regional do Plano Piloto, Ilka Teodoro, concorda. “Brasília é o território das convergências e estruturação das relações bilaterais, especialmente entre os países da América Latina. Esta publicação registra o processo histórico das trocas socioculturais entre Brasil e México vivenciadas, principalmente, a partir da capital”, diz.

Mesa

Na mesa de abertura, o embaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña Rojas, ressalta a longa relação entre os países. “Em 2020 completamos 190 anos de relações diplomáticas”, destaca. Segundo ele, a embaixada mexicana foi construída com o objetivo de fomentar a amizade entre México e Brasil.

Também compondo a mesa, a presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), Márcia Loureiro, enfatiza que a Embaixada do México deixa muitas sementes no território brasileiro. “E a Funag está muito feliz em se associar ao México neste lançamento”, completa.

Por fim, a diretora do Departamento Cultural e Educacional do Ministério das Relações Exteriores, embaixadora Paula Alves de Souza, comenta que estão sendo planejadas uma série de ações para o bicentenário do Brasil na Cidade do México. “Um dos centros culturais mais importantes e ativos que temos é na Cidade do México. Temos muitas possibilidades de continuar trabalhando conjuntamente”, reforça a diretora.

*Com informações do Escritório de Assuntos Internacionais do DF

Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno

Fotos: Emanuelle Sena/ASCOM – ASCOM – RA-PP

Fonte: Administração Regional do Plano Piloto

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -