Nesta segunda-feira (16), o clima natalino foi o ingrediente principal no cardápio de 17 restaurantes comunitários do Distrito Federal. Com valor único de R$ 1, a iniciativa integra a campanha Nosso Natal e serviu cerca de 3 mil refeições.
Presente na unidade de São Sebastião, a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, lembrou o significado essencial das festividades: “É um privilégio poder entregar esse presente, que tem um sentido maior do que nós. Estamos aqui para celebrar a união, a esperança e reconhecer que somos irmãos”, refletiu.
Ao lado da gestora de saúde, a subsecretária de Administração Geral da Secretaria DF Legal, Roselaine Valladão, expressou os desejos para o próximo ano: “Espero que 2025 venha com muitas realizações e ainda melhor para a vida da população.”
Cardápio e diversão
Os moradores puderam degustar pernil assado, frango ao molho de ervas, farofa natalina, salada tropical, arroz branco e feijão carioca, além de suco de abacaxi e bombom de sobremesa. A ação também sorteou brinquedos para as crianças, distribuiu pipas e foi animada com a presença do Papai Noel e de música ao vivo.
Junto à mãe e aos irmãos, Natália Vitória Silva, 19, aproveitou o cardápio festivo. “A comida estava bem gostosa, muito bem temperada”, avaliou. Toda a família foi incentivada a visitar a unidade por conta da matriarca, Adnilza Silva, 49, que soube do evento pelas redes sociais. “Tudo ficou excelente. E o melhor é que não precisei fazer o almoço!”, brincou.
De acordo com o gerente Regional de Segurança Alimentar de São Sebastião, Elvis Richard Viana, os alimentos oferecidos pelos restaurantes comunitários têm qualidade garantida. “Nessa ação, além de comida segura, distribuímos muito amor e carinho para quem não tem nem o básico”, apontou.
Frequentador diário da unidade de São Sebastião, o pintor Cláudio de Jesus, 52, acredita que o espaço é essencial. “Esse restaurante é a salvação de pessoas como eu, que não tem a condição de pagar um almoço em outro lugar”, disse. A aposentada Antônia Rosa do Nascimento, 73, concorda: “Ganho um salário mínimo, sustento três netos pequenos e ainda compro meus remédios. Sem essa ajuda do Governo do Distrito Federal [GDF], não teria como sobreviver”, afirmou.
Nosso Natal
Além da ceia natalina, a campanha Nosso Natal inclui uma programação iluminada na Esplanada dos Ministérios, gratuitamente. A estrutura possui roda gigante, decoração natalina, casa do Papai Noel, carrossel, pista de patinação no gelo, entre outras atrações. A inciativa é uma parceria entre a Chefia-Executiva de Políticas Sociais e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF).
*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)
Fonte: Agência Brasília