- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
26.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Projeto de Extensão vai debater ideias políticas de autores negros

Estão abertas as inscrições para o projeto de extensão “Núcleo de Estudos Étnico-Raciais” da Universidade do Distrito Federal Professor Jorge Amaury Maia Nunes (UnDF). A atividade terá certificação de 40h e é destinada à comunidade acadêmica da instituição distrital e de outras universidades, professores de escolas públicas e público em geral. Interessados em participar têm até a próxima segunda-feira (18) para fazer a inscrição.

“O projeto consistirá em encontros quinzenais para explorar textos escritos por intelectuais negros e suas contribuições para a análise das relações étnico-raciais e para a transformação da sociedade em direção à justiça social e cognitiva. Ao final do projeto, os participantes realizarão uma oficina de educação antirracista a fim de sistematizar e socializar aquilo que foi aprendido ao longo do semestre”

Paloma Maroni, doutora em antropologia e docente responsável pelo projeto

Segundo a professora Paloma Maroni, doutora em antropologia e docente responsável pelo projeto, o objetivo da iniciativa é debater as ideias e os projetos políticos emancipatórios de autores (as) negros (as) de modo a contribuir para a problematização das dinâmicas étnico-raciais de reprodução das desigualdades sociais, considerando a articulação das categorias de raça, gênero, classe e sexualidade que conformam as complexas dinâmicas de opressão.

“O projeto consistirá em encontros quinzenais para explorar textos escritos por intelectuais negros e suas contribuições para a análise das relações étnico-raciais e para a transformação da sociedade em direção à justiça social e cognitiva. Ao final do projeto, os participantes realizarão uma oficina de educação antirracista a fim de sistematizar e socializar aquilo que foi aprendido ao longo do semestre”, explica a docente.

Ao todo serão realizados oito encontros quinzenais presenciais, sempre às segundas-feiras, das 14h às 16h30, no Campus Norte da UnDF, localizado no Centro de Atividades 2 no Lago Norte. O primeiro encontro ocorrerá na próxima semana, no dia 18 de março, e o último, no dia 24 de junho.

Programação
– 18/3: Apresentação do projeto e acolhimento

– 1/4: Racismo e sexismo na sociedade brasileira
Mediador: Lurian Lima

– 15/4: Branquitude e privilégio branco
Mediadora: Paloma Maroni

– 29/4: Literatura, raça e poder
Mediadora: Dayse Muniz

– 13/5: A dimensão racial do Antropoceno – a dupla fratura colonial ambiental
Mediador: Luís Guilherme Resende de Assis

– 27/5: Relações étnico-raciais na educação
Mediadora: Carolina Ramos Henrique

– 10/6: Corpos negros, transexualidade e outros corpos desviantes na educação
Mediadora: Suelen Gonçalves

– 24/6: Oficina de Educação Antirracista

Serviço
Projeto de Extensão “Núcleo de Estudos Étnico-Raciais”
– Equipe de docentes: Carolina Ramos Henrique; Dayse Rayane e Silva Muniz; Igor Guevara Loyola de Souza; Luís Guilherme Resende de Assis; Lurian José Reis da Silva Lima; Paloma Karuza Maroni da Silva (responsável); Suelen Gonçalves dos Anjos
– E-mail para contato: [email protected]
– Reuniões presenciais quinzenais, às segundas-feiras
– Horário: 14h às 16h30
– Local: Campus Norte da UnDF – CA 2 – Lago Norte
– Período: 18/3 a 24/6
– Carga Horária: 40h
– Formulário de inscrições: https://forms.gle/PHsDjctDc3L364vZ7

*Com informações da UnDF

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -