Mil cobertores destinados a pessoas em situação de rua foram doados nesta terça-feira (29) pelo Conselho Federal de Biomedicina para o Instituto Ipês e o Instituto Acolhe. A iniciativa foi coordenada pelo programa Pátria Voluntária, do Governo Federal, e a entrega ocorreu no Centro Pop de Brasília, com a presença do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil, Onyx Lorenzoni, e da secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha.
“O cobertor representa um pertencimento, um acolhimento”, disse Beatriz Stella, presidente do Instituto Ipês, instituição parceira da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) no atendimento à população em situação de rua. Ela ressaltou que estamos no início do inverno e que a doação será fundamental neste momento. “Embaixo dessas cobertas há pessoas que merecem respeito.”
Representando a primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, o ministro Onyx Lorenzoni ressaltou o foco do programa Pátria Voluntária. “A gente pode fazer muitas obras, com terra e cimento, mas o fundamental é construir pessoas, e para construir pessoas é preciso dar dignidade”, afirmou.
A secretária-executiva do programa, Adriana Pinheiro, lembrou que a iniciativa se caracteriza pela articulação para levar ajuda a quem precisa. “Este momento revela a união de parcerias e de esforços”, afirmou.
O presidente do Conselho Federal de Biomedicina, Silvio José Cecchi, explicou que a categoria atua diretamente no combate à pandemia e que, por isso, realizou uma campanha solidária em todo o Brasil. “Arrecadamos toneladas de roupas, alimentos e cobertores”, contou. O programa Pátria Voluntária foi então buscado como um caminho para fazer doações para instituições de trabalho reconhecido, informou.
A secretária de Desenvolvimento Social agradeceu pelas doações e ressaltou o papel do Governo do Distrito Federal (GDF) para levar políticas públicas para as populações em vulnerabilidade. “A pandemia tornou mais evidente os desafios sociais e, para isso, ampliamos o atendimento à população em situação de rua. A parceria com o governo federal, via programas como o Pátria Voluntária, é fundamental para fortalecer cada iniciativa”, explicou.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social
Fonte: Agência Brasília