Em Planaltina, o Setor Tradicional recebe uma importante obra de infraestrutura urbana: a extensão da rede de captação de águas pluviais nas quadras 177 e 178. Com um investimento de quase R$ 80 mil, o Governo do Distrito Federal (GDF) realiza os serviços no local por intermédio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).
Ao longo das avenidas, estão sendo construídas 20 bocas de lobo e outras 20 peças de meio-fio vazado, que servirão para direcionar a captação de água da chuva. Além disso, outros 20 metros de ramais estão sendo instalados no subsolo com 106 tubos de concreto de 600mm de diâmetro, que também ganharão o reforço de dois novos poços de visita, popularmente chamados de bueiros.
O serviço foi solicitado pela Administração Regional de Planaltina, que atendeu as demandas de moradores do Setor Tradicional após episódios de acúmulo de água nas ruas do bairro durante o período chuvoso. “A rede estava bem obstruída, cheia de terra. Estamos aumentando a vazão dela e trocando a que estava antiga. O serviço é uma complementação e manutenção da rede já existente”, explica o engenheiro da Divisão de Obras da Novacap, Benito Junior.
O administrador regional de Planaltina, Célio Rodrigues, conta que a localização das quadras, no fim do Setor Tradicional e em uma parte mais baixa da cidade, acabou por causar o problema do acúmulo de água da chuva. “Os moradores há anos sofrem com esse excesso. Esperamos passar o período chuvoso, que foi intenso esse ano, pra começar essa obra e torcemos para que agora esse problema seja sanado definitivamente”, relata.
Nos últimos meses, Planaltina vem recebendo do GDF diversas melhorias estruturais na forma de obras e construções em saúde, educação, mobilidade, lazer e esporte, somando cerca de R$ 14 milhões em investimento. O governador Ibaneis Rocha esteve na região recentemente para conferir alguns dos trabalhos realizados.
Além disso, a zona rural de Planaltina também recebe atenção do governo: no início do mês, 168 famílias do assentamento Oziel Alves III, o maior do DF, iniciaram o processo de obtenção das escrituras definitivas de suas casas após doação das terras do GDF para a União.
Fonte: Agência Brasília