Os projetos itinerantes do programa Saúde Mais Perto do Cidadão: Minha Saúde e A Tenda + chegaram à Estrutural e a Ceilândia, respectivamente, com diversos serviços de saúde gratuitos.
Com estrutura montada perto da administração da Estrutural, os moradores contam, desta quinta-feira (19) até domingo (22), com mais uma edição do Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde, programa realizado com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Gilvan Máximo.
Camila Santos de Melo ficou satisfeita com a rapidez com que foi atendida no Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília
A moradora da Estrutural Camila Santos de Melo, 37 anos, saiu satisfeita com a rapidez durante os atendimentos nas especialidades de clínica geral e ginecologia. “Eu estava passando por umas crises de ansiedade e foi muito importante para mim ter acesso aos serviços. Aproveitei também para fazer um check-up”, comenta a dona de casa. “Quando a gente tem a possibilidade de melhorar a nossa saúde, a gente tem que aproveitar”, acrescenta.
Já Rosa Amélia Souza, 48, aproveitou o primeiro dia da iniciativa para ir ao ginecologista e pretende voltar outros dias para se consultar com o cardiologista. “Eram exames que eu estava precisando fazer, mas não tinha oportunidade. Então vim aproveitar, ainda mais que é pertinho de casa e de graça”, comemora.
Durante o programa Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde, a população tem acesso a consultas nas áreas de clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, urologia e mastologia, além de exames de eletrocardiograma, mamografia e ultrassonografia. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada, a partir das 7h.
“Em cada Região Administrativa fazemos em média 250 atendimentos oftalmológicos, por dia, totalizando 1.000 atendimentos por RA”
Marcos Danilo, coordenador do Saúde Mais Perto do Cidadão – Minha Saúde
Segundo o coordenador da iniciativa, Marcos Danilo, o principal objetivo é identificar e diagnosticar doenças crônicas na população, como diabetes e hipertensão. “Muitos dos pacientes que nos procuram aguardam exames ou consultas há bastante tempo. Com o atendimento, conseguimos realizar o diagnóstico e encaminhá-los diretamente para a rede de saúde, agilizando o início do tratamento”, explica.
De acordo com Marcos, em 14 edições já foi possível ultrapassar o valor de 300 mil atendimentos, entre exames e consultas médicas, sendo a oftalmologia o carro-chefe: “Em cada Região Administrativa fazemos em média 250 atendimentos oftalmológicos, por dia, totalizando 1.000 atendimentos por RA”, relata.
A tenda +
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Evelyne Braga: “Não é todo mundo que hoje tem condições de ter um plano de saúde. Então essa é uma oportunidade que facilita e traz mais comodidade”
O itinerante do Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda + fica até o dia 28 de fevereiro, ao lado da Administração Regional de Ceilândia. Ao todo, são 16 consultórios, com capacidade para atender até 300 pessoas por dia. O atendimento funciona por meio de agendamento no site, no qual a população tem acesso a diferentes consultas de rotina em ginecologia, ortopedia, dermatologia, cardiologia, oftalmologia e pediatria, além de exames como eletrocardiograma, tonometria, mapeamento de retina, hemograma completo, Papanicolau e ultrassonografia.
A ação conta com recursos de emendas parlamentares do deputado federal Alberto Fraga e é executada em parceria com o Hospital São Mateus. Realizado em uma tenda com uma estrutura de 1.200 metros quadrados, o projeto Saúde Mais Perto do Cidadão: A Tenda + é ampliar os atendimentos à população. “É um nome com duplo sentido, que é uma tenda com a missão de atender mais a todos”, explica o responsável técnico do projeto, Paulo Henrique Badinhani.
“Nosso objetivo é que a pessoa saia daqui grata, feliz e bem atendida e que a gente possa trazer um pouco de alento e saúde a essa população que tanto precisa”
Paulo Henrique Badinhani, responsável técnico pelo Saúde Mais Perto do Cidadão – A Tenda +
No local a população conta com profissionais especializados para oferecer um atendimento humanizado. “A gente prima pela qualidade e conta com uma equipe preocupada, atenta e cuidadosa”, destaca Paulo Henrique. “Nosso objetivo é que a pessoa saia daqui grata, feliz e bem atendida e que a gente possa trazer um pouco de alento e saúde a essa população que tanto precisa”, acrescenta.
Essa dedicação tem sido reconhecida por quem já recebeu atendimento, como Evelyne Braga, 37. “A estrutura está excelente e confortável. A profissional que me atendeu também era muito boa e o exame tranquilo”, elogia a gestora de recursos humanos. Para ela, a importância de ter acesso aos serviços de saúde está na agilidade e gratuitidade do projeto. “Não é todo mundo que hoje tem condições de ter um plano de saúde. Então essa é uma oportunidade que facilita e traz mais comodidade”, aponta a moradora de Ceilândia.
Antônio Frutuozo, 57 saiu de Taguatinga para conseguir atendimento na especialidade de oftalmologia. Há cinco anos, ele enfrenta um problema de baixa visão e acredita que com o serviço conseguirá finalmente diagnosticar o motivo do problema. “Eu já perdi muitas oportunidades e decidi que dessa vez não iria perder a chance de me consultar para ficar bem logo”, diz emocionado. “Essas iniciativas são muito boas para a população que não tem condições de pagar”, acrescenta.
Fonte: Agência Brasília