O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, foi eleito, nesta sexta-feira (15), presidente do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp) para este ano. A eleição ocorreu durante a primeira reunião do colegiado, em Florianópolis (SC). O presidente do conselho é escolhido entre os membros, por maioria simples, para o período de um ano, sendo possível sua recondução por igual período.
O Consesp reúne os secretários de Segurança Pública das unidades da Federação e tem, entre as missões, a de representar os interesses comuns das secretarias junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), bem como propor medidas para aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp).
“A presidência de um colegiado como este nos coloca à frente de questões centrais de segurança pública do país e possibilita alinhar necessidades para fortalecimento e direcionamento estratégico”, ressalta Avelar. “Além disso, a proximidade física com o MJSP possibilita estreitar laços, vincular a estratégia e o tático operacional e pactuar formas de atuação conjuntas com vistas a beneficiar todo o país.”
O secretário detalhou, ainda, os temas que deverão ser trabalhados de forma prioritária durante a nova gestão, como mobilização de diversos setores da sociedade no enfrentamento à violência contra a mulher, ampliação da utilização de câmeras corporais pelas polícias, políticas públicas voltadas à população em situação de rua, combate qualificado ao crime organizado, unificação dos sistemas de informação e inteligência, cibersegurança (crimes virtuais), legislação penal e suas implicações na segurança pública e ainda a rediscussão dos convênios sobre drogas com os estados.
A reunião do Consesp faz parte da programação do 3º Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (Coname), evento que teve início na quarta-feira (13) e segue até esta sexta (15). A presidência do Consesp no último ano ficou a cargo do secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron.
*Com informações da SSP-DF
Fonte: Agência Brasília