“Uma ação como essa traz segurança para o cidadão e para os trabalhadores das unidades socioassistenciais”Mayara Noronha Rocha, secretária de Desenvolvimento Social
Mais 100 doses de vacina contra a covid-19 foram disponibilizadas, nesta quinta-feira (29), para pessoas em situação de rua e trabalhadores das unidades de acolhimento institucional. A imunização está ocorrendo desde as primeiras horas da manhã no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) do Gama.
Como de costume, os acolhidos receberam a vacina da Janssen, pois, por se tratar de um público nômade, é recomendável a aplicação da dose única. “Uma ação como essa traz segurança para o cidadão e para os trabalhadores das unidades socioassistenciais”, enfatiza a secretária de Desenvolvimento Social, Mayara Noronha Rocha. “É uma forma de preservar a saúde dos públicos externo e interno”.
Para José Eliomar Gonçalves, Uma das pessoas atendidas pela rede socioassistencial local, a imunização significa tranquilidade. “Me sinto mais protegido; é mais segurança para mim e para o próximo”, comemora.
Com a imunização desta manhã, a quantidade de cidadãos atendidos e servidores vacinados, somados, ultrapassa 1,5 mil pessoas. Fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde (SES) e de Desenvolvimento Social (Sedes), a vacinação para esse público volta a ocorrer na região, que leva em consideração Gama e Santa Maria, durante a próxima semana.
Essa ação tem o respaldo da Circular nº 35/2021, que autorizou a aplicação da vacina contra o coronavírus para o público em situação de rua, bem como os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), incluindo os servidores dos serviços especializados em abordagem Social que trabalham com essa clientela.
*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social
Fonte: Agência Brasília