A caixa de contenção responsável por melhorar a qualidade da água captada pela rede de drenagem do Túnel de Taguatinga será protegida por muretas de segurança. As armações de aço que reforçam essas barreiras já estão prontas. O próximo passo é montar as formas de madeira que vão receber o concreto.
Também chamada de separador, a caixa de contenção é uma espécie de tanque equipado com paredes internas. Esses obstáculos bloqueiam a passagem de qualquer resíduo que porventura esteja boiando na água captada pela rede de escoamento. Isso porque a água da chuva costuma carregar graxa, óleo e restos de pneus que caem sobre as pistas.
“Daí a importância de se construir um sistema de separação que evite lançar esses efluentes no Córrego do Cortado, destino final do volume captado pelo sistema de drenagem”, explica o engenheiro florestal Nelson Amaral. A caixa de contenção do Túnel de Taguatinga foi construída sob o viaduto do BRT, perto da Avenida Elmo Serejo.
Cerca de 50 m lineares de muretas de concreto vão resguardar o separador do complexo viário. Conhecidas como barreiras new jersey, essas estruturas de segurança são vistas em todo o Túnel de Taguatinga, como aponta o engenheiro civil da Secretaria de Obras Antônio Carlos Ribeiro Silva.
“Em conjunto com as paredes da passagem subterrânea, as new jersey formam o que chamamos de canaleta de utilidades”, conta o profissional. “É um vão por onde passam cabos de energia e tubulações do sistema de escoamento da construção.”
Mas as muretas não estão presentes apenas no interior do Túnel de Taguatinga. Nas áreas de entrada e saída da passagem, as new jersey separam o fluxo de veículos. As barreiras também impedem que, em caso de acidente, um veículo vá parar na outra pista, provocando um estrago ainda maior
(Com Informações da Agência Brasilia)