O Centro de Taguatinga está passando por uma transformação. Além da obra grandiosa do Túnel de Taguatinga, a Praça do Relógio tem recebido várias melhorias. Neste mês, mais de 80 alunos do segundo ciclo de 2023 do RenovaDF, programa de capacitação profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), estão atuando na recuperação do espaço.
Pintura dos bancos e muretas; recuperação do piso, com a reposição das pedras portuguesas; limpeza e roçagem das calçadas e a manutenção da fachada da administração regional são alguns dos trabalhos executados pelos alunos.
“A Praça do Relógio é um espaço bastante conhecido. A Administração Regional de Taguatinga nos pediu para realizarmos reparos. Então, estamos fazendo algumas manutenções para o aniversário da cidade”, conta a subsecretária de Qualificação Profissional da Sedet, Lucimar Pinheiro.
Ela enfatiza que a recuperação dos espaços públicos feita pelos aprendizes acaba por beneficiar os alunos e a comunidade. “Ganha o aluno, com a qualificação e a certificação do Senai, que é uma instituição conceituada, com aulas teóricas e na prática. Com isso, traz benefícios também para a população, que conta com espaços reformados, e pode virar até incentivo para a comunidade voltar a utilizar os equipamentos públicos. É o governo atuando em várias frentes”, ressalta a subsecretária da Sedet.
O taxista Edmilson da Cruz, 72 anos, que trabalha na região da Praça do Relógio, elogiou os reparos feitos pelos alunos. “Vi que eles estão arrumando a praça, é bom porque as pessoas costumam tropeçar nas pedras soltas, agora com esses ajustes vai ficar bom. A iluminação melhorou também”, diz.
Para o administrador regional, Renato Andrade, a Praça do Relógio merece os cuidados. “Hoje, a equipe do RenovaDF está nos ajudando na manutenção do espaço. Espero o início das obras para devolver à cidade o seu ponto mais importante, com a troca das pedras, trazer de volta a fonte de água e o relógio voltar a funcionar”, afirma Renato.
Reforma completa da Praça do Relógio
Segundo a Secretaria de Obras e Infraestrutura, o planejamento para o início de uma reforma completa da Praça do Relógio está na fase de elaboração do edital de licitação e do termo de referência.
Entre as melhorias previstas para o ponto mais famoso de Taguatinga, estão: acessibilidade, mais iluminação, paisagismo, instalação de bancos e lixeiras, além de conexão com o projeto do boulevard do Túnel de Taguatinga, que está em fase de conclusão.
De acordo com o projeto urbanístico, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), a fonte, o espelho d’água e os canteiros também serão reformados. Já o piso de pedra portuguesa será substituído parcialmente por um piso de concreto moldado in loco. O pavimento tem poucas irregularidades e permite fácil manutenção – mais segurança para as pessoas com deficiência.
(Com Informações da Agência Brasilia)