- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
22.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Trabalho noturno no Túnel de Taguatinga facilita concretagem das vigas de sustentação

A construção do Túnel de Taguatinga é de grande complexidade e exige esforço concentrado de engenheiros, técnicos e operários. 

Mesmo nesse cenário, de fevereiro de 2020 até dezembro de 2021, a obra andou a passos largos, com 60% do previsto concluído.

Qual o segredo dessa performance surpreendente? Uma das explicações foi dada na noite desta quarta (08/12). Parte dos operários trabalharam a partir das 21 horas, indo madrugada adentro.

E o que eles fizeram? O engenheiro André de Sousa de Araújo, Chefe da Coordenação de Licenciamento, Obras e Manutenção (Colom), da Administração Regional, esteve lá e contou o que aconteceu.

Começaram os serviços de concretagem das seis vigas de sustentação do túnel, uma espécie de coração da obra. Para se ter uma ideia da complexidade da operação: cada viga terá 27 metros de extensão e 1,5 metros de altura.

Ao final, quando as seis vigas estiverem prontas, terão sido utilizados 300 m3 (trezentos metros cúbicos) de concreto, equivalente a 40 caminhões betoneira.

Mesmo sendo uma operação noturna, a logística exigida foi de grande porte. A noite o trânsito é bem menos intenso – 137 mil veículos circulam diariamente pela área onde a obra está sendo erguida -, mas foi necessário acionar os agentes do Detran. 

Três faixas de rolamento do centro da cidade foram interditadas. Isso para permitir a fixação da bomba de lançamento do concreto que vem de uma usina instalada no próprio canteiro de obras.

O administrador, Bispo Renato Andrade, um entusiasta do projeto, lembrou que “faça chuva ou venha o sol abrasador, a obra não para e atende aos prazos pré-determinados”. 

Entre 40 e 60 dias a Avenida Comercial, parcialmente interditada devido às do túnel, será totalmente liberada. As lojas comerciais do centro da cidade irão sentir os efeitos positivos dessa mudança.

O governador Ibaneis Rocha, grande incentivador do projeto, garante a conclusão da obra dentro dos prazos pré-estabelecidos. 

Serão investidos R$ 275,7 milhões na construção do túnel, a maior obra de mobilidade em execução no Brasil.

#ÉtempoDeAção 
#admtaguatinga
#gdf #taguatinga 
#taguatingadf

@ibaneisoficial 
@paco.britto 
@secgovernodf

 

Fonte: Administração Regional de Taguatinga

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -