O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) participou, nos dias 26 e 27 de março, do XXV Encontro da Associação Nacional das Instituições de Planejamento, Pesquisa e Estatística (Anipes), na cidade de Maricá, no Rio de Janeiro. Nesta edição, com o tema central “Produção de dados para subsidiar políticas públicas: desafios e inovações”, o objetivo foi promover a reflexão sobre a importância da produção e análise de dados para embasar decisões políticas e sociais.
“É com orgulho que o IPEDF participa desse encontro, que é uma oportunidade única de debater e trocar experiências. Um momento propício para a discussão de temas relevantes e o fortalecimento das parcerias entre as instituições associadas”
Marcos Amaro, chefe de gabinete do IPEDF
O encontro contou com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann, e de diversos órgãos de pesquisa, como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) e o IPEDF. Durante a reunião, foram proporcionados debates e momentos dedicados à troca de experiências, metodologias e capacitação de equipes técnicas.
O presidente da Anipes, Maurílio Lima, destaca que “o evento marca a volta das reuniões presenciais e objetiva uma reflexão sobre o papel das instituições produtoras de dados diante da demanda da sociedade por políticas públicas orientadas pelo fiel retrato de seus variados segmentos. Os desafios das instituições para manter suas atribuições, com o adequado acesso aos benefícios do avanço tecnológico, são crescentes.”
Pelo IPEDF, estiveram presentes as diretoras de Estudos e Políticas Ambientais e Territoriais, Renata Florentino; de Estudos e Políticas Sociais, Marcela Machado; o coordenador de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas, Jusçanio de Souza; e o chefe de gabinete, Marcos Amaro.
Para Renata Florentino, “o XXV Encontro da Anipes representa a retomada da articulação nacional entre as entidades de pesquisa, planejamento e estatística no país. A construção de uma agenda comum em torno do Sistema de Estatística Nacional será o foco dos trabalhos conjuntos nos próximos anos.”
“O evento possibilita a troca de informações e diálogo com instituições de pesquisa de todo o Brasil, enriquecendo as perspectivas sobre a produção e disseminação de dados”, afirmou Marcela Machado.
Jusçanio de Souza falou sobre a contribuição do evento para a autarquia. “Esse debate e as trocas de experiências, de inovações e de superação de problemas contribuem muito para a gestão de projetos de pesquisa, ao mesmo tempo em que permitem estabelecer redes de contatos técnicos, constituindo assim, foros de debates temáticos entre órgãos estaduais e do governo federal, coordenado pela Anipes.” E também da alegria da representação do IPEDF para outras entidades. “Estou entusiasmado com o nível das apresentações. Fomos foi muito citados pelo IBGE e outras instituições de pesquisa”, finalizou o coordenador.
Marcos Amaro, representante de Manoel Barros, diretor-presidente do IPEDF, falou sobre a participação do instituto em eventos como este. “É com orgulho que o IPEDF participa desse encontro, que é uma oportunidade única de debater e trocar experiências. Um momento propício para a discussão de temas relevantes e o fortalecimento das parcerias entre as instituições associadas.”
*Com informações do IPEDF
Fonte: Agência Brasília