- PUBLICIDADE -
- PUBLICIDADE -
22.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Transitolândia abre as portas para comemorar o Dia do Idoso

Na manhã desta terça-feira (1º), na Escola Vivencial de Trânsito (Transitolândia) do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), cerca de 100 pessoas da Associação dos Idosos de Taguatinga (AIT) foram recebidas em clima de festa para celebrar o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade.

Cerca de 100 pessoas da Associação dos Idosos de Taguatinga, entre assistidos e funcionários da instituição, visitaram a Transitolândia nesta terça (1º) para comemorar o Dia do Idoso | Foto: Divulgação/DER-DF

O DER-DF realizou uma atividade especialmente dedicada a esse público, com direito a atividades físicas, palestra educativa sobre o trânsito, lanches e passeio de carrinho elétrico pela minicidade do trânsito. Os presentes foram orientados a manter a segurança no trânsito e diminuir os riscos de sinistros, como atropelamentos.

“A Associação trabalha com a questão da vulnerabilidade social que atinge este público. Nós atendemos 100 idosos; destes, 94 são mulheres que principalmente depois da pandemia ficaram mais dependentes deste trabalho, que busca fazer com que os idosos tenham cada vez mais boas experiências”, contou a coordenadora pedagógica da entidade, Kevelin Rodrigues.

“A nossa função é ensinar sobre as questões de segurança no trânsito, até porque, com o passar do tempo, é natural que nossos reflexos e o tempo de resposta diminuam”

Graziela Portela, diretora de educação do DER-DF

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) apoia a AIT. Para a titular da pasta, Ana Paula Marra, celebrar o Dia do Idoso é reafirmar o compromisso com a proteção social desse grupo no contexto do Sistema Único de Assistência Social. “Isso se concretiza por meio de ações, programas e benefícios oferecidos nos centros de referência de assistência social, centros de convivência, unidades de acolhimento e afins. Esta fase da vida demanda cuidados crescentes, refletindo o respeito e a dignidade que os idosos merecem”, afirmou.

A Associação dos Idosos oferece diversas atividades, de segunda a quinta-feira, que vão desde modalidades desportivas, como hidroginástica, pilates e ginástica, até alfabetização e trabalhos manuais. Atendida pela AIT, Luzia da Silva não esconde a satisfação de participar da comemoração promovida pelo DER. “É muito bom participar deste evento feito para nós. O que o DER está nos proporcionando não tem preço. Estou muito feliz”, comemorou Luzia.

A diretora de educação da autarquia, Graziela Portela, reforçou a importância da participação dos idosos na sociedade. “É necessário respeitar e integrar a melhor idade com ações de lazer, educação e cultura. A nossa função é ensinar sobre as questões de segurança no trânsito, até porque, com o passar do tempo, é natural que nossos reflexos e o tempo de resposta diminuam”, concluiu.

*Com informações do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal

Fonte: Agência Brasília

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -