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Último dia de inscrições para o programa de Educadores Sociais Voluntários de 2025

Nesta sexta-feira (17), encerra o prazo para inscrição no processo seletivo dos Educadores Sociais Voluntários (ESVs) para o ano letivo de 2025. Ao todo, o Governo do Distrito Federal (GDF) oferece 7,5 mil vagas em 14 regiões de ensino da rede pública. Interessados devem se cadastrar até o fim do dia no site oficial da Secretaria de Educação.

Uma das principais funções dos educadores sociais voluntários é auxiliar estudantes com deficiência em atividades diárias, contribuindo com o ambiente educacional e o desenvolvimento cognitivo dos alunos | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Os educadores sociais voluntários terão como funções apoiar nas escolas regulares em tarefas como alimentação, locomoção e higienização de estudantes com deficiência e/ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os ESVs também participarão de atividades pedagógicas e auxiliarão nos momentos de refeição no contraturno das escolas de tempo integral.

A portaria de regulamentação do certame foi publicada no dia 27 de dezembro de 2024 e determina os critérios para seleção dos profissionais nos anos de 2025 e 2026.

Inscrição

O resultado dos recursos será publicado no dia 24 de janeiro, e o resultado final será divulgado em 27 de janeiro. Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, as escolas convocarão os candidatos para a assinatura do termo de adesão

A inscrição exige a apresentação de documentos como identificação oficial com foto, certidões negativas criminais das justiças Federal e Distrital, certidão negativa da Justiça Eleitoral, comprovante de residência e de escolaridade, além do termo de ciência exigido pelo edital.

Para participar da seleção, o candidato deve ter 18 anos completos e atender a um dos seguintes critérios: possuir experiência comprovada como Educador Social Voluntário; estar cursando licenciatura ou bacharelado em áreas relacionadas ao programa; ter concluído o ensino fundamental; e ser indígena com proficiência em português e na língua indígena.

Candidatos com experiência também devem apresentar comprovação. Durante o preenchimento, é necessário optar por uma regional de ensino e até duas unidades escolares, para os turnos matutino ou vespertino, além de informar a disponibilidade para atuar em mais de um turno.

Distribuição de vagas por regional de ensino:

→ Brazlândia: 371 vagas;
→ Ceilândia: 1.174 vagas;
→ Gama: 417 vagas;
→ Guará: 294 vagas;
→ Núcleo Bandeirante: 423 vagas;
→ Paranoá: 386 vagas;
→ Planaltina: 838 vagas;
→ Plano Piloto: 901 vagas;
→ Recanto das Emas: 370 vagas;
→ Samambaia: 546 vagas;
→ Santa Maria: 304 vagas;
→ São Sebastião: 300 vagas;
→ Sobradinho: 407 vagas;
→ Taguatinga: 769 vagas.

A classificação será baseada na análise curricular, conforme critérios detalhados no Anexo II do edital. Os candidatos com maior pontuação serão selecionados, de acordo com o número de vagas disponíveis.

Após a seleção, os aprovados deverão assinar o Termo de Adesão e Compromisso e abrir uma conta poupança vinculada ao Banco de Brasília (BRB). Os voluntários irão desempenhar suas funções com uma carga horária de quatro horas diárias ininterruptas por turno.

Passado o período de inscrições, será realizada a análise curricular, de forma online, pelas comissões avaliadoras. O resultado parcial será divulgado no dia 22 de janeiro nos murais e canais de comunicação online das escolas, seguido pelo período para interposição de recursos, que ocorrerá em 23 de janeiro.

O resultado dos recursos será publicado no dia 24 de janeiro, e o resultado final será divulgado em 27 de janeiro. Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, as escolas convocarão os candidatos para a assinatura do termo de adesão.

Formação

De acordo com a Lei nº 3.506, de 20 de dezembro de 2004, a formação dos ESVs é obrigatória e acontecerá entre os dias 3 e 7 de fevereiro, com carga horária de 30 horas.

A capacitação será oferecida pela Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) e incluirá conteúdos sobre educação especial, tecnologia assistiva, socialização de estudantes com deficiência e transtornos, além de visitas a instituições de apoio aos estudantes com necessidades especiais.

Fonte: Agência Brasília

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