Chega ao fim o prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) 2023 – que este ano se encerrará no dia 31 de maio. Servidores públicos estaduais da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo que ainda não fizeram a declaração devem acessar o comprovante de rendimentos pelo site da Secretaria de Estado da Administração (clique aqui) . Foram gerados mais de 176 mil comprovantes referentes ao ano-calendário de 2022, disponíveis desde o dia 28/2.
O comprovante de rendimentos é exigido para a declaração anual de Imposto de Renda (IR). Para ter acesso ao documento, o usuário deve acessar a página inicial da Sead e rolar a tela até o banner ‘Serviços para Servidores’; ao abri-lo, basta clicar no link “Comprovante de Rendimento (Imposto de Renda – Pessoa Física)”, que está localizado na aba “Serviços para Servidores” no menu direito da página. Para obter o comprovante, o usuário deverá informar o número do CPF e senha – a mesma utilizada para consultar o contracheque.
Declaração
O valor do plano de saúde Ipasgo, constante do quadro 7 (Informações Complementares) do Comprovante de Rendimento, refere-se, exclusivamente, aos descontos efetuados em folha de pagamento. Para obter os valores relativos à coparticipação nos procedimentos médicos do titular, agregados e outros, o servidor deverá acessar o portal do Ipasgo.
Servidores que receberam por mais de um órgão em 2022
Durante a emissão do comprovante, o servidor deve ficar atento ao selecionar o campo “órgão”. Caso conste o nome de duas ou mais pastas, emita o comprovante de cada órgão habilitado na consulta. A situação ocorre no caso de disposição para outro órgão ou em circunstância de aposentadoria, originando comprovantes distintos para cada entidade em que o servidor esteve lotado.
Saiba mais
Saiba quem pode se beneficiar com destinação de recursos da declaração de IR
Secretaria da Administração (Sead) – Governo de Goiás
Fonte: Portal Goiás