- PUBLICIDADE -
14.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

CE: Justiça Eleitoral já doou mais de 100 toneladas de documentos para reciclagem

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, nessa segunda-feira (6/6), o descarte dos documentos de oito Zonas Eleitorais que já cumpriram o prazo de guarda. Foram 5,6 toneladas de papel destinados à reciclagem. Com isso, o Programa de Gestão Documental do TRE-CE totaliza o descarte socialmente responsável de mais de 103,8 toneladas de documentos nos últimos cinco anos.

A reciclagem de papel preserva recursos naturais empregados no processo de fabricação dos produtos consumidos pela população. Comparada à produção de papel novo, a reciclagem também economiza outros recursos naturais, como a água e a energia elétrica, assim como polui menos o ar e reduz a quantidade de resíduos sólidos em decomposição.

Além de ser uma iniciativa de responsabilidade socioambiental, a doação gera renda para as famílias que participam das duas cooperativas que são parceiras: a Sociedade Comunitária de Reciclagem de Resíduos Sólidos do Pirambu (Socrelp) e a Associação de Catadores do Jangurussu (Ascajan).

Gestão Documental

Os procedimentos de eliminação de documentos adotados pela Justiça Eleitoral do Ceará visam ao cumprimento das boas práticas de gestão documental, à organização e arquivamento dos documentos produzidos, à redução de custos com armazenamento do acervo documental arquivístico, bem como o respeito o caráter socioambiental de descarte de documentos.

A Comissão Permanente de Avaliação de Documentos informa que a próxima doação vai envolver cerca de 4 toneladas de papel de outras nove Zonas Eleitorais. Além do impacto socioambiental, os cartórios eleitorais terão melhor uso do espaço físico, proporcionando melhor acondicionamento dos expedientes e contribuindo para sua conservação.

Após a finalização das atividades da realocação do acervo arquivístico na nova sede do TRE-CE, será providenciado o recolhimento dos documentos de guarda permanente mais antigos das Zonas Eleitorais, sobretudo os de valor histórico e cultural para a memória eleitoral.

Fonte: TRE-CE

Macrodesafio - Aperfeiçoamento da gestão administrativa e da governança judiciária

Fonte: Portal CNJ – Agência CNJ de Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -