Nos dias 5, 6 e 7 de abril, o Fórum de Cuiabá será palco do “Seminário Estadual sobre a Prática Socioeducativa – Responsabilidades Coletivas e Atribuições Profissionais no Atendimento Socioeducativo de Mato Grosso”. A capacitação é uma iniciativa do Poder Executivo de Mato Grosso e conta com a parceria do Poder Judiciário estadual.
A abertura do evento será às 13h30 do dia 5 de abril, com a mesa de abertura composta pela secretária-adjunta de Justiça de Mato Grosso, Lenice Silva dos Santos Barbosa; pelo superintendente de Administração Socioeducativa, Iberrê Ferreira da Silva Junior; pela coordenadora de atendimento socioeducativo, Melissa Lins da Silva; e pela gestora do Núcleo da Escola Estadual de Socioeducação, Mila Barros Miranda.
Às 14h terá início a palestra da coordenadora-geral de Assuntos Socioeducativos Sinase (DF), Giselle da Silva Cyrillo, que vai falar sobre a “Política de Socioeducação na atualidade: desafios, impasses e perspectivas para o seu fortalecimento”. Na sequência, o superintendente de Administração Socioeducativa de Mato Grosso, Iberrê da Silva Junior, vai abordar o tema “Panorama da Gestão do Atendimento Socioeducativo de privação e restrição de liberdade em Mato Grosso”.
Na quarta-feira (6 de abril), as atividades serão realizadas das 8h às 12h e das 14h às 18h. Pela manhã, serão debatidos três temas: a execução das medidas socioeducativas de internação e semiliberdade; a transversalidade das políticas socioeducativas e as fases do atendimento socioeducativo. À tarde, entrarão em pauta a importância da família e da articulação da rede de proteção no atendimento socioeducativo; os instrumentos pedagógicos da socioeducação; e a instrumentalidade, técnicas e procedimentos.
Já na quinta-feira (7 de abril), o evento prossegue pela manhã, a partir das 8h, com o tema “Relações interpessoais: comunicação, atitude e cooperação no Sistema Socioeducativo”. Às 9h, será debatido o sistema de justiça e a execução da medida socioeducativa de internação, com a participação do juiz Túlio Duailibi Alves Souza, da Segunda Vara Especializada da Infância e Juventude de Cuiabá, do defensor público Alysson Ourives e do promotor de Justiça Rogério Bravin de Souza.
Segundo a gestora do Núcleo da Escola Estadual de Socioeducação, Mila Barros Miranda, o público-alvo desse seminário é formado pelos analistas e gestores dos centros de atendimento socioeducativo de Mato Grosso. Atualmente, o Estado conta com sete unidades. “Nosso objetivo é oportunizar um alinhamento da dinâmica institucional, a socialização das informações e a construção dos saberes entre os profissionais, a fim de proporcionar uma parametrização do atendimento socioeducativo”, enfatizou.
Outras informações podem ser obtidas pelos e-mails [email protected] ou [email protected] , ou ainda pelo telefone (65) 99634-9502.