- PUBLICIDADE -
17.7 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

SC: Tribunal do Trabalho inaugura centro de treinamento da Polícia Judicial

Foi inaugurado nesta quinta-feira (21/7), em Florianópolis, o Centro de Treinamento da Polícia Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12). Localizado no prédio da sede administrativa da instituição, o espaço será dedicado a capacitações teóricas e práticas envolvendo agentes, magistratura, servidores e servidoras. As instalações irão servir para diversas atividades, como simulação de tiro virtual, condicionamento físico, exercícios de escolta e proteção de magistrados e familiares sob risco, entre outras.

“Estou feliz por ter sido chamado para ser parceiro dessa iniciativa do TRT12, que vem dando sequência às determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no sentido de aparelhar e treinar a polícia judicial, que exerce um trabalho importantíssimo, sobretudo no que tange à prevenção, por meio do uso da inteligência, de situações que podem colocar em risco o livre exercício da magistratura”, assinalou o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos.

O presidente do TRT12, desembargador José Ernesto Manzi, ressaltou a importância da inteligência para prevenir as situações de risco. “Segurança boa é a segurança preventiva, e para poder exercê-la é preciso treinamento específico e constante dos nossos policiais judiciais. Alguns deles, inclusive, estão sendo formados para atuar como instrutores. Esse espaço será de muita valia para o caminho que estamos trilhando, o da profissionalização da nossa Polícia Judicial.”

A Polícia Judicial é um serviço auxiliar do Poder Judiciário responsável pela segurança institucional dos órgãos de Justiça. Ela é prevista pelo artigo 96 da Constituição Federal e regulamentada pela Resolução CNJ n. 344/2020. No TRT12, com base em normas do CNJ, foi criada em 2022 a Coordenadoria de Polícia Judicial e instituída a Política de Segurança Institucional.

Fonte: TRT12

Fonte: Portal CNJ – Agência CNJ de Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -