- PUBLICIDADE -
14.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Semana do Meio Ambiente em RR sensibiliza para importância da preservação

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realiza, desde segunda-feira (6/6), a VI Semana do Meio Ambiente. O evento, que segue até esta sexta-feira (10/6), tem atividades para a sensibilização do corpo funcional e em prol da preservação ambiental.

A abertura do evento ocorreu no auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, em Boa Vista, com a realização de palestras, anúncio da implementação da energia solar em todos os prédios do TJRR e apresentação do Portal da Sustentabilidade. Ainda houve detalhamento de boas práticas adotadas pelo Judiciário para reduzir os impactos no meio ambiente.

O presidente do Tribunal, desembargador Cristóvão Suter, ressaltou uma das principais ações para 2022 é a substituição da matriz energética tradicional pela solar, se tornando o primeiro Tribunal de Justiça do país a contar com energia 100% limpa e renovável. “Temos a consciência de seguir adiante, com o objetivo de proteger a nossa terra, e para tanto, o TJRR inova uma vez mais passando a utilizar a energia solar em todas as unidades judiciais e administrativas, se tornando um lugar ainda mais verde.”

A secretária de Gestão Estratégica, Veruska Lobo, apresentou o novo portal, que traz informações sobre as ações solidárias e socioambientais realizadas ao longo dos anos e o detalhamento do Plano de Logística Sustentável do TJRR. “Ele contém informações sobre o Plano de Logística Sustentável 2021-2023, os relatórios de desempenho anual, as ações socioambientais, solidárias, de acessibilidade e inclusão, além da qualidade de vida. Assumimos a responsabilidade de fomentar a consciência ambiental.”

A chefe do Núcleo de Meio Ambiente da Companhia de Águas e Esgoto de Roraima (CAERR), Airlene Carvalho, destacou a importância da sensibilização. “Conseguimos uma rede de multiplicadores engajados com a sustentabilidade e com a natureza, com a proteção dos nossos rios principalmente, porque é onde fica a principal fonte de captação de água para que a população tenha água potável.”

Após o evento, foram distribuídas mudas de plantas aos participantes. Uma amostra do trabalho realizado pelas artesãs do projeto Ateliê Solidário com a exposição de ecobags, sacolas e bolsas ecológicas, carteiras e pelúcias feitas de material reciclável como banners e embalagens de ração para pets, também integrou a abertura da Semana do Meio Ambiente.

Programação

Durante a VI Semana do Meio Ambiente o Judiciário de Roraima realiza diversas ações paralelas e itinerantes, como palestras, cursos, blitz sustentável, feira de artesanato, além de distribuição de mudas e lixeira para veículos. Na terça-feira (7/6), foi distribuída uma cartilha eletrônica a todos os profissionais que atuam no TJRR, com dicas para evitar o desperdício de recursos naturais e incentivar o consumo consciente.

Segundo a chefe do Setor de Gestão Socioambiental, Ana Lívia Sá, a publicação tem orientações sobre consumo de água, energia elétrica, uso de descartáveis e impressão de documentos. “Queremos incentivar a adoção de boas práticas, como o desligamento de luzes e computadores, quando não estiverem sendo utilizados, adoção de copos e canecas reutilizáveis e redução de impressões.”

O analista judiciário, Deuzivaldo José Góes, afirma que a ação reforça a conscientização no Judiciário. “É um momento importante para a conscientização e especialmente para nossa vivência, cuidando do meio ambiente, do nosso planeta, realizando a separação de materiais orgânicos e recicláveis, preservando a água, reduzindo o consumo de energia elétrica, usando adequadamente os nossos aparelhos de ar condicionado.

Fonte: TJRR

Fonte: Portal CNJ – Agência CNJ de Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -