O Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO) se reuniu, por meio de videoconferência, na tarde de 3 de fevereiro de 2022, com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), para coletar boas práticas na implantação do Juízo 100% Digital em unidades judiciais criminais.
A reunião virtual foi articulada pelo Gabinete de Governança do TJRO e a Secretaria de Planejamento do TJDFT. Atualmente, a Justiça Rondoniense disponibiliza o Juízo 100% Digital em todas as unidades judiciais da área cível e juizados, com exceção das criminais, no primeiro grau de jurisdição.
O Juízo 100% Digital permite que as partes escolham que a tramitação de todos os atos processuais ocorra de maneira digital, seja por meio dos sistemas judiciais seja por e-mail, aplicativos de comunicação instantânea, videoconferência e outros meios virtuais. Em âmbito nacional, o Juízo 100% Digital é regulamentado pela Resolução n. 345/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A videoconferência contou com a participação dos juízes auxiliares da Presidência, Guilherme Baldan e Ilisir Bueno, e do juiz auxiliar da Corregedoria, Johnny Clemes, além da equipe técnica do TJRO. Por parte do TJDFT, participaram os juízes auxiliares da Corregedoria, Eduardo Rosa, Marilza Neves e Pedro Yung-Tay, o juiz auxiliar da Presidência Márcio Evangelista e a equipe técnica daquele tribunal.