- PUBLICIDADE -
15.6 C
Distrito Federal
- PUBLICIDADE -

Tribunal eleitoral no RJ distribui itens básicos a desabrigados em Petrópolis

Em dois dias de mobilização, as doações intermediadas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro assistiram centenas de desabrigados de localidades de Petrópolis, que entrou em estado de calamidade pública após o forte temporal de terça-feira (15/2). A Kombi enviada pelo tribunal atua em apoio à rede de solidariedade formada na cidade, com distribuição de mantimentos e kits com material de limpeza e higiene, roupas íntimas para crianças e adultos, fraldas e outros itens de necessidade básica. A atenção maior foi direcionada aos postos de acolhimento montados em Caxambu, Igreja do Alto da Serra e Igreja da Floriano, onde a quantidade de desabrigados aumentou em virtude da evacuação das áreas de risco.

Mesmo com todas as despesas de compras e logística de deslocamentos da Kombi do TRE-RJ pela cidade, ao final desta quinta-feira (17/2), o saldo financeiro das doações em espécie era de R$ 34.623,18. As doações em dinheiro devem ser realizadas exclusivamente para o PIX de chave 05508255761, da chefe do cartório 65ª ZE, Nathalie Gouhie. Ela e toda equipe do cartório eleitoral atuam como voluntários no Centro de Cidadania e Assistência Social de Petrópolis e vão divulgar uma planilha com a prestação de contas dos valores recebidos e despesas, quando a situação estiver normalizada na cidade.

Boa parte das doações segue direcionada ao centro de distribuição da Secretaria de Assistência Social, no Centro de Petrópolis. Estava previsto o reforço de uma frota de carros e jipes de voluntários para auxiliar na tarefa de distribuição dos donativos. “Estamos tentando conseguir também um caminhão para levar quantidades maiores de mantimentos para vários locais”, afirmou a chefe do cartório da 65ª ZE, Nathalie Gouhie.

O TRE-RJ mantém ainda um posto de arrecadação de mantimentos, água potável e produtos de higiene, na sede do Tribunal, na Avenida Presidente Wilson, 198, Centro do Rio. A equipe da 65ª ZE de Petrópolis identificou como prioritárias as doações de colchões, farináceos, leite em pó, leite em caixa, pão de forma, biscoitos para lanche das crianças, Mucilon, leite NAN, hipoglós, fraldas geriátricas e de todos os tamanhos infantil, comidas rápidas de preparar ou prontas, vassouras e rodos, luvas de borracha e margarina.

Há ainda um pedido insistente de brinquedos nos locais de acolhimento. “As crianças desabrigadas estão tristes, entediadas e ansiosas, além de sentirem muita fome”, explica Nathalie Gouhie, que pediu ainda doações de roupas masculinas. “Há muita gente só com a roupa do corpo. Roupas de outros tipos, femininas e infantis, têm sido menos difícil de conseguir”, explicou. Ao longo do dia, a equipe do TRE-RJ conseguiu ainda comprar 500 embalagens de quentinhas e talheres descartáveis, após o pedido de voluntários que atuam num mutirão para preparar as quentinhas.

O forte temporal que atingiu os municípios de Petrópolis e Conceição de Macabu na terça-feira (15/2) obrigou o TRE-RJ a suspender por tempo indeterminado o expediente presencial e o atendimento remoto naqueles municípios. Eleitoras e eleitores das zonas eleitorais dessas cidades, que estejam em necessidade de regularizar com urgência a situação com a Justiça Eleitoral, devem entrar em contato com a Central de Atendimento Telefônico, pelo número (21) 3436-9000. Excepcionalmente, a Corregedoria Regional Eleitoral realizará diretamente o atendimento desses eleitores.

Fonte: TRE-RJ

 

Fonte: Portal CNJ – Agência CNJ de Notícias

- PUBLICIDADE -

Continue Lendo

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas Notícias

- PUBLICIDADE -